sexta-feira, julho 27, 2007

SARA RUE


Mais uma bela, engraçada e simpática actriz que já despontou no mercado das sitcoms americanas. Participa em Less than Perfect (i.é. A Promovida) e faz um papelão. A ter em conta para próximas produções...

quinta-feira, julho 26, 2007

SÓCRATES EM ENTREVISTA À SIC-NOTÍCIAS


Mais uma vez, o nosso PM saiu por cima. Ricardo Costa, Director do canal noticioso da SIC, optou por uma estratégia arrogante e pouco objectiva e Sócrates retirou dessa atitude todos os créditos possíveis. Os atropelos a José Gomes Ferreira, com o qual conduziu a entrevista, deram a sensação de que aquela servia única e exclusivamente para "entalar" um homem que tinha os seus homens (leia-se: «assessores») a postos para o que desse e viesse. José Gomes Ferreira optou por uma abordagem mais sóbria; Ricardo Costa bem o poderia ter feito... mas não o fez. Sócrates agradeceu e saiu dos estúdios da SIC exibindo um triunfante sorriso que lhe encheu o rosto de orelha a orelha.

quarta-feira, julho 25, 2007

NOVO PROJECTO


Gazeta do Futebol é o meu primeiro projecto noticioso na Internet. É realizado em parceria com o meu ilustre colega André Matos Leite, do Curso de Jornalismo e Ciências da Comunicação, e abarca imprensa escrita, com a contribuição de alguns conceitos de ciberjornalismo, mas também imprensa radiofónica.


Não se esqueçam de ir passando por lá: notícias, entrevistas, reportagens, comentários e crónicas. Tudo sobre futebol.

terça-feira, julho 24, 2007

CHURRASCO


A tarde já estava quente - 34ºC só à sombra - e ainda mais ficou quando as 4 moças desceram a escadaria de acesso à piscina do condomínio de luxo. Ele estava sentado numa das muitas cadeiras, protegido da radiação solar por um enorme guarda-sol, e também ele desviou o olhar de um dos últimos best-sellers de Miguel Sousa Tavares (Equador) para as ver passar, em direcção ao chuveiro. "Gajas boas...", pensou. "Já não leio mais." E pousou o livro. Passaram novamente por ele, e falavam o português do outro lado do Atlântico. "E ainda por cima, brasileiras...". Sejamos sinceros: não eram musas nem eram ninfas, mas também não eram nada de se deitar fora. Duas delas evidenciavam já alguns rasgos de celulite nas coxas (e apenas andavam na casa dos 20's) e as outras duas apresentavam mazelas na pele que provinham de uma exagerada exposição ao sol. "Mesmo assim, não estão nada mal!", pensou novamente.

A piscina estava praticamente deserta, o que, se por um lado lhe dava espaço de manobra para se aproximar das raparigas e tentar a sua sorte, por outro, levava as poucas pessoas presentes a pensá-lo como um chulo, ou quanto muito, como alguém que precisaria daquilo como de pão para a boca. "Estou lixado! Limito-me a ver...", voltou a pensar para si mesmo, desiludido por estar de mãos e pés atados.

Entraram, finalmente, na piscina e tomaram o primeiro de muitos banhos a que aquela tarde teria o prazer de assistir. Brincavam e «entretinham-se» umas com as outras. Ele continuava na cadeira, começando já a morder o lábio: "Porra que és sempre a mesma merda, pá! És sempre o mesmo tímido, caramba!", voltava a pensar para si mesmo.

Avistou um velhote, descendo as escadas; careca e barrigudo, mas apresentável, envergando um pólo e uns calções, ambos Ralph Lauren, trazendo a sua toalha debaixo do braço e fazendo-se ainda acompanhar do JORNAL DE NEGÓCIOS daquele mesmo dia. Foi com vísivel divertimento que ele acompanhou o percurso do velhote pela piscina: o corpo andava para a frente, mas a cabeça, essa ficava indefinidamente para trás, virada para o seu lado esquerdo, parecendo apreciar a qualidade dos petiscos dispostos. Veio sentar-se mesmo a seu lado, e disparou de imediato, sem sequer olhar para o seu interlocutor:


-Hoje temos churrasco?

-Como...? - respondeu ele, questionando-o.

-Se hoje temos churrasco? - voltou à carga.

-Que eu saiba não. Porque pergunta?

-É só fêveras aqui na piscina, pá!


Delicioso. Que filho-da-mãe...! E que bela maneira de fazer rir alguém...

O fim da tarde aproximava-se de forma galopante e ele continuava lá, resignado consigo próprio: naquela tarde, só iria apreciar, vendo.

Até que... elas se interessaram subitamente por ele. Risinhos, olhares e sussurros - qui ça sobre ele... - fizeram-no atrair o resto da sua atenção (os cerca de 5% que ainda faltavam) para o grupinho que se havia formado.

Até que... uma delas se levantou e se dirigiu a ele. "Já tenho o dia ganho", pensou ele. "Ainda bem que não voltei para o apartamento para ir jogar Football Manager..."


in Imaginação de Yours Truly a funcionar...

domingo, julho 22, 2007

O FUTEBOL É MAGIA...

... e tão cedo não esqueço este tento. Caneira apontou um golaço que fez levantar das cadeiras mais de 50000 adeptos no Alvalade XXI, e o colosso Inter de Milão foi despachado «à bomba» pela raça leonina. Para ver e rever de vários ângulos, sem sombra de dúvida!








Sporting 1 vs. 0 Inter Milan (Liga dos Campeões 2006/2007)

sábado, julho 21, 2007

PORQUÊ?


Porque é que só damos o devido valor a uma pessoa quando ela já não está a nosso lado, afastada pela distância física do quilómetro ou por alguns palmos de terra abaixo do solo?


Porque é que não rimos mais, neste mundo que ainda nos dá poucas - mas boas - razões para sorrir, seja por gozo de uma situação muito particular ou por uma boa anedota contada por um(a) amigo(a)?


Porque é que nos apaixonamos? Sim, porquê? Porque sofremos por amor, porque corremos, numa autêntica maratona, atrás de algo incerto e que tantas tristezas e tanta infelicidade nos pode trazer, porque raio nunca pode haver um final feliz para uma história de amores não correspondidos?


Porque razão ainda há hipócritas no universo em que vivemos, pessoas que se nomeiam a elas próprias amigas de um gajo e que depois nos largam a mão quando já não somos precisos e nos fodem (o preservativo usado é sempre atirado para o lixo...)?


Porque é que o House só voltará em Fevereiro do próximo ano?!



Estas foram só algumas das questões que consegui colocar a mim mesmo, desde as 9h30m deste meu sábado soalheiro e com 24ºc de temperatura...

sexta-feira, julho 20, 2007

ENTREVISTA DE ANA SALGADO


Muita cautela, SIC. O percurso Porto-Lisboa e Lisboa-Porto pode ser sinuoso, difícil e perigoso de trilhar. Tal como a RTP foi, de certa forma, ostracizada das Antas, também a estação de Pinto Balsemão pode ver fechadas as portas do Centro de Estágio do S.L. Benfica, no Seixal.

THE SIMPSON'S: O MELHOR GENÉRICO DE SEMPRE

quarta-feira, julho 18, 2007

A ALEGRIA DA AMIZADE!


Nem sabem o quanto fico feliz quando combino um encontro com os meus amigos. Algo começa a fervilhar, dentro de mim, à medida que as horas passam a correr em direcção ao horário marcado para estar com eles. Tudo porque a animação é praticamente garantida, e, mesmo que uma ténue depressão nos possa estar a atingir no momento, basta um sorriso, um comentário jocoso ou uma recordação humilhante da nossa pessoa, para nos empolgarmos e nos conseguirmos expressar de uma forma alegre e divertida. Um VIVA sentido à amizade! Um HINO exclusivamente dedicado aos amigos que adoram estar uns com os outros!!!




QUE SAUDADES DOS "GATO"!

Já começam a fazer falta às noites de domingo...

segunda-feira, julho 16, 2007

MOURINHO PARODIADO

ATITUDE HONROSA



O texto é da AFP, publicado na edição de hoje do PÚBLICO:


Indemnização
Arquidiocese de Los Angeles vai pagar 660 milhões de dólares a vítimas de abusos sexuais
15.07.2007 - 23h57 AFP

A arquidiocese de Los Angeles aceitou pagar indemnizações no valor de 660 milhões de dólares (479 milhões de euros) às mais de 500 vítimas de abusos sexuais, uma soma sem precedentes, no âmbito do escândalo de pedofilia que atingiu desde 2002 o clero católico americano.

Nos termos deste acordo, cada uma das vítimas deverá receber mais de um milhão de dólares (725 mil euros).

O arcebispo de Los Angeles, Roger Mahony, apresentou hoje as suas desculpas às vítimas. “Apresento, mais uma vez, as minhas desculpas a todos aqueles que foram vítimas de abusos da parte de padres, religiosos, homens e mulheres”, disse aos jornalistas.

“Isso nunca podia ter acontecido e nunca mais irá acontecer”, acrescentou.

Mahony foi acusado pelas vítimas de ter tentado encobrir os casos de pedofilia.

O acordo entre a Igreja e as partes civis deverá ser concluído num tribunal amanhã de manhã, informou Ray Boucher, principal advogado da parte civil. Um juiz deverá dar luz verde para formalizar este acordo que vai pôr fim às denúncias contra a arquidiocese.

sábado, julho 14, 2007

RAZÃO vs. CORAÇÃO



Tenho que confessar: posso parecer uma pessoa bem-disposta, bem-humorada e francamente positivista, mas o que é certo é que estes últimos tempos da minha fastidiosa vida me têm deprimido e desiludido e entristecido. Por fora posso deixar transparecer uma certa alegria por viver um dia de cada vez sempre com um sorriso nos lábios, mas cá por dentro a noite e a angústia dividem o quarto com o meu coração.
Insistentemente me tenho perguntado o que me terá acontecido. Será do trabalho árduo e desgastante que a faculdade me tem imprimido? Não. Já aguentei cargas semelhantes com os exames do 12º ano e não fiquei assim...
É que não tenho razões para andar, de certa forma, deprimido: uma família que me adora (penso eu que assim é... :) ), uma boa vida, o sonho de estar na faculdade e de poder enveredar pela carreira que mais me apraz (o meu querido e adorado Jornalismo!)... e o facto de continuar a ter os melhores amigos que um gajo poderia pedir.
Pois é, mas o coração tem destas coisas e o seu melhor amigo e companheiro de copos - denomina-se AMOR - tem conseguido pôr a minha vida num autêntico Inferno. Miguel Esteves Cardoso afirmou que: "As pessoas deviam encontrar o grande amor das suas vidas só quando fossem velhas. É sempre melhor viver antes da felicidade do que depois dela"*. Como te compreendo, Miguel. Preferia sofrer de amor somente quando fosse já velhinho, com a minha vida vivida e «revivida» e a apenas um par de dias de bater as botas. Seria bem mais indolor.
Mas como estes dois amigos de alterne me continuam a fazer companhia (e eu alinhar nos seus esquemas...), cá tenho eu que prosseguir o meu dia-a-dia de (eterno?) sofrimento.
Se alguma vez experienciei algo assim? Jamais. Se vale a pena? Não sei. Se dói? Muito... mesmo muito.

quinta-feira, julho 12, 2007

THESE ARE THE DAYS OF OUR LIVES*


São já cerca de 13 os anos em que andei a estudar. São já 5 as instituições às quais tive o orgulho de pertencer. São poucos - mas bons, aliás, muito bons! - os verdadeiros amigos que fui amealhando e preservando durante a minha vida escolar. São já milhares de milhões as boas memórias que guardo desses anos, dessas instituições, desses amigos. Os cadernos e as folhas de papel são o espelho desse meu percurso e cuja alvura se foi preenchendo não só de notas e textos insignificantes daquelas aulas em que secávamos e desesperávamos pelo toque da nossa melhor amiga (CAMPAÍNHA), mas também das brincadeiras que aproveitávamos para fazer quando os «profs» estavam de costas para nós.


Relembro o 5º e o 6º ano: cadernos de argolas completamente rasgados no final do 1º Período, muito graças a ultrapassagens perigosas às canetas em pleno chão da famosa sala 17.


Relembro o 7º, 8º e 9º anos: as aulas de ciências, matemática e físico-química a jogar ao "Galo" ou ao "STOP" com os «renegados» dos professores, bem lá no fundo das salas. Preenchi mais páginas - posteriormente rasgadas - com tretas e palhaçadas do que a passar equações ou a registar minuciosamente o ciclo do nosso aparelho digestivo (o reprodutor está todo lá, não se preocupem...).


Relembro o Ensino Secundário: o melhor período da minha vida. O grupo de amigos sempre junto nas aulas, as brincadeiras sobre quem conseguia riscar mais o caderno do parceiro do lado ou as esperas angustiantes e intermináveis das correcções de testes a fazer desenhos e... mais uma vez a jogar ao "Galo". Ai, os papelinhos que rasgávamos das últimas folhas do caderno, terrivelmente sacrificadas em prol de um bem comum - comunicar à outra ponta da sala como a Professora de Francês era uma cabra e uma p*** (assim mesmo, não fosse o bilhete ser interceptado...).


Relembro o 1º ano de Jornalismo: os meus cadernos A5, quadriculados, cheios de números de telefone e e-mails de colegas da turma nas margens e em qualquer sítio não preenchido pelas notas chatas das aulas; os desenhos que nos habilitávamos a fazer sempre que não tínhamos paciência para ouvir o que o ilustre professor ia dizendo; ou ainda uma troca de comentários mais picantes com o colega do lado acerca daquela rapariga da outra turma, cujo nome não sabíamos, mas que era boa como o milho!



Os cadernos são a 8ª Maravilha do Mundo.

O tempo de estudante: o melhor de tudo na vida!



*ESTES SÃO OS DIAS DA NOSSA VIDA

terça-feira, julho 10, 2007

MÚSICAS ROMÂNTICAS: ESTA É A MINHA PREFERIDA...


Já tinha aqui postado algo sobre Secretamente, de Rita Guerra. Consegui agora encontrá-la no imeem.com e disponiblizo-a para vocês. Um unplugged genial em que a guitarra consegue reunir toda a intensidade de uma orquestra em meia dúzia de acordes bem estruturados. E a voz da Rita é - secretamente - genial...


Para ouvir de olhos fechados e bem baixinho.

PORTO: I'M BACK...


Pois é. Os meus piores receios confirmaram-se e tive mesmo que interromper as minhas férias para voltar à Invicta e efectuar recurso a História do Jornalismo. Confesso que já previa este desfecho e já estou como o outro: "Não acredito em bruxas... mas que as há, ai isso há!". (LOL)



Quinta-feira lá estaremos, né malta? Às 10h da manhã para mais um round... Força!


sexta-feira, julho 06, 2007

RONAN E RITA: VERDADEIRAMENTE LINDA!





"All over again"
Ronan Keating feat. Rita Guerra

quinta-feira, julho 05, 2007

«A CONSPIRAÇÃO»


Acabei hoje de ler uma das maiores obras-primas do melhor escritor norte-americano. «A Conspiração», da autoria de John Grisham, é um livro que prende o leitor do início ao fim e possui um enredo que principia - do ponto de vista do protagonista - de uma forma algo periclitante, atinge o pico da emoção mais ou menos a meio do livro, e culmina com um desenlace extremamente negativo. Fala de advogados, empresas farmacêuticas e de processos de indemnizações de vários milhares de milhões de dólares mas também nos apresenta uma estória amorosa interessante e expressiva de como um grande amor raramente é esquecido.


Recomendo vivamente e também o empresto a quem quiser... :)

quarta-feira, julho 04, 2007

SÓ EM PORTUGAL!


Carmen Pignatelli, Secretária de Estado Adjunta e da Saúde, afirmou hoje que as críticas ao governo podem ser efectuadas no retiro privado das nossas casas ou - e estou a citar - "na esquina de uma rua ou num café". Escusado será dizer que a reacção de todos os presentes (na sala em que esta senhora proferiu tais palavras) se prendeu... por risos de ironia.

É desta que chegarei ao meu café habitual, me sentarei ao balcão, pedirei um cafézinho e um bagaço, arregaçarei as mangas e começarei uma autêntica bitaitada sobre o Governo. Mas espera: isso já faço eu agora! Ai, esta minha cabeça...

ESTÁS LIVRE, ALAN!


Alan Johnston, correspondente da BBC no Médio Oriente, foi libertado hoje pelo grupo que o havia sequestrado durante quatro meses e prontamente entregue ao Hamas. Sê bem-vindo de novo ao teu mundo, meu caro escocês! A tua família, os teus companheiros e a Comunicação Social em peso saudam a tua libertação. Finalmente houve bom senso...



“Não sabia como tudo iria acabar e tornou-se difícil imaginar como seria voltar a uma vida normal.”
Alan Johnston



domingo, julho 01, 2007

HOMOSSEXUALIDADE: QUAL É O PROBLEMA, PORTUGAL?


Sei bem que estou farto de vos incomodar com esta velha lenga-lenga, mas tenho mesmo que a usar uma vez mais: todos os dias me deparo com pessoas que são diferentes umas das outras mas que usufruem dos mesmos direitos e são obrigadas a cumprir deveres comuns a toda a gente. Assim sendo, porque razão se discriminam os nossos homossexuais em matéria legislativa? Eles não podem casar nem adoptar um filho, e este último ponto só me dá vontade de rir: é dada a preferência a pais adoptivos sem o mínimo de condições materiais sociais e psicólogicas do que a um casal gay com boas condições de acolhimento e educação para uma criança. Assim sendo, porque razão se discriminam moralmente os nossos homossexuais? Ainda no outro dia, à conversa com amigos meus, me apresentaram o argumento de que "os miúdos seriam gozados na escola caso fossem adoptados por gays". Tretas! É uma desculpa esfarrapada, ligeira e ultra-conservadora (que rico país...) de uma população que preza tanto pela igualdade mas, ao mesmo tempo, diferencia até as pessoas com que se cruza na rua diariamente e cuja saudação costuma ser um jovial "Bom dia".

Vai daqui um grande abraço ao Nuno Graça Dias (pivôt da SIC que assumiu recentemente a sua homossexualidade e casou no Canadá com a pessoa que amava) e um elogio rasgado à Direcção da SIC: mente aberta o suficiente para conceder ao jornalista uma licença de férias por casamento, mesmo sabendo que os homossexuais não podem casar em Portugal.

UMA MANHÃ BEM PASSADA

A Praia da Rocha acolheu, esta manhã, a final de mais um torneio de futebol de praia plena de animação, bom espectáculo e boa disposição. Penso que as imagens falam por si. Ah!, e o Benfica venceu o Leiria por 6-3...








MAS... (há sempre um «mas»)
O emplastro algarvio tinha que aparecer para picar o ponto. Zézé Camarinha e a sua brilhantina fizeram, infelizmente, parte do espectáculo. Que se há-de fazer?