sábado, setembro 29, 2007

OBRIGADO, MALTA. VOCÊS SÃO OS MAIORES...


É este tipo de prenda que eu gostaria de receber, a cada ano que passa...




OBRIGADO!




À Catarina, exemplar atleta de alta competição; ao André, O MEU Padrinho; ao Pedro, o Casanova dos tempos modernos; à Melanie, substituta do João Chaves no Oceano Pacífico (esperemos que num futuro próximo); à Susana, uma apreciadora de cultura como há poucas; à Mariana, a Sub-Directora do À LETRA e futura editora da PÚBLICA; à Vânia, A Directora; à Rosa, detentora de um bólide que ainda não me deixou conduzir, mas que, mesmo assim, continua no TOP das grandes pessoas que conheço; à Sónia, que se sacrifica pelos amigos; à Madrinha, que nunca deixe de me aturar, senão morro!; à Patrícia, a «baixinha» cheia de força lá de Ciências da Comunicação; à Mafalda, cujo humor não pára de me surpreender; à Rita, uma das moças que mais me faz rir, no dia-a-dia, animando-me quando não estou muito contente com a vida; à Daniela, que gosta muito de me chamar «Jeco», mas que eu continuo a adorar; à Cláudia, aquele tipo de mulher extrovertida que anima qualquer festa.




VOCÊS SÃO OS MAIORES!

quinta-feira, setembro 27, 2007

LOVE OF MY LIFE

ESPEREM!!! Ponham o cursor do rato no play deste vídeo. Cliquem. Agora fechem os olhos e só os abram daqui a 4m05s, ok?



LOVE OF MY LIFE, QUEEN



E então? Valeu a pena, não?

QUEM VAI A FÁTIMA, VAI E LEVA!!!


E tomem lá que é fresquinho! :D


terça-feira, setembro 25, 2007

TRANSCRIÇÕES


Aqui fica uma prova de que nós, estudantes de Ciências da Comunicação, estamos totalmente embrenhados, concentrados e seriamente atentos durante as aulas de Semiótica da Comunicação:


Docente: Imaginem o que se poderá fazer quando tivermos, no futuro, o poder de dominar a valência da telepatia. O que é que vos parece que isso nos poderá fornecer, à luz da semiótica?


Moi: Acabam as escutas telefónicas...


André Matos Leite (o meu caro e ilustríssimo colega): E não te esqueças da violação de privacidade...


Moi: ... punível por lei, à luz do Código Penal.


domingo, setembro 23, 2007

ANTÓNIO ESTEVES MARTINS

António Esteves Martins (primeiro, a contar da direita), a ser condecorado por Jorge Sampaio, em Março de 2006.


É, tão-só, o melhor correspondente da TV portuguesa. Profissional, mas com um rosto aberto e simpático para as pessoas que lhe dão atenção (os telespectadores...); erudito, mas não convencido de que domina o cerne da cultura terráquea; pessoa que «flutua» entre todas as temáticas (de Bruxelas e a UE até ao desporto), assumindo uma faceta multidisciplinar; dono de uma dicção e de uma retórica que muitos dos nossos pseudo-jornalistas sonhariam deter.

Um exemplo a seguir por todos. A cobertura que vem fazendo da saída de Mourinho do Chelsea é - nas palavras de outro dos meus ídolos no seio dos media - "verdadeiramente sensacional"!

sábado, setembro 22, 2007

TVI: VEJAM E APRENDAM!

Até o Quim e o Zé conseguem dar mais notícias em pouco mais de 7 minutos do que os noticiários da TVI que duram mais de uma hora.




TELERURAL, Praça da Alegria (RTP1)

quinta-feira, setembro 20, 2007

TRIBUTO A LUCHO GONZÁLEZ

Sem querer parecer altamente obsessivo e deixando-me de indirectas que em nada ajudam a clarificar pontos de vista, esta é para ti Madrinha!

"NEWS OF THE WORLD" CONFIRMA


É uma notícia em primeiríssima mão que DO ALTO DA TORRE pode adiantar, após a devida confirmação junto do jornal inglês News of the World: Cristiano Ronaldo terá dado ontem mais uma festa tipicamente sua, num hotel em Lisboa, logo a seguir ao Sporting - Manchester Utd, e o convidado de honra foi, nem mais nem menos, do que... José Pedro Pinto. O administrador do polémico blogue DO ALTO DA TORRE ter-se-à feito acompanhar por Carla Matadinho e a actriz norte-americana Tera Patrick à festa de Ronaldo e só abandonou o hotel por volta das 7h30m da manhã. Está neste momento a viajar em direcção ao Porto, onde é esperado por volta das 14h, altura em que terá aulas no curso de Cîências da Comunicação da FLUP. Confrontado telefonicamente com o sucedido, José Pedro Pinto negou a evidência: "É completamente falso que estive nessa festa, no 10º andar de um hotel, no quarto 435, com uma vista fantástica e com um champanhe e umas ostras verdadeiramente divinais".

sábado, setembro 15, 2007

3



Virtual Insanity, Jamiroquai
Weapon of Choice, Fatboy Slim
Kiss my eyes, Bob Sinclar

quinta-feira, setembro 13, 2007

O SONHO COMANDA A VIDA


Foi em mais um dos muitos almoços no café da D. Manuela que o tema veio à baila. Ao sabor de comidinha caseira, (que falta faz, quando os cozinhados da minha mãezinha não me podem acompanhar...) eu e o meu ilustre colega de Ciências da Comunicação, André Leite, conversámos sobre como seria, um dia, ter um(a) filho(a).




A perspectiva redutora e altamente radical do André, já com o cigarro meio «comido»: "Apenas para a perpetuação da espécie...".




A minha: a alegria de vermos nascer um miúdo ou uma miúda que poderemos educar, a partir desse dia, marco glorioso na vida de qualquer pessoa que deseje muito ter um seu rebento. Se me perguntarem quanto desejo ter um filho, no futuro, (não muito longínquo, espero...) responderei sem hesitar: 11 numa escala de 0-10. O olhar de um bébé para as duas pessoas que o trouxeram à Terra, ainda sonolento, mas consciente de que entrou numa nova etapa da sua vida é algo que ainda almejo ver e experienciar eu próprio. Será um momento divinal poder pegar-lhe na sua mãozinha frágil, senti-la e estabelecer uma espécie de prazo para que aquela pequena garra cresça e possa, alguns anos mais tarde, apertar a nossa com convicção e amor. Será uma sensação fantástica poder pegar nele, observá-lo com cuidado, andar com ele para trás e para diante, parar por fim e sussurrar-lhe ao ouvido: "Sê bem-vindo, puto. Agora vamos ter que nos aturar um ao outro...". Será delicioso poder regressar à nossa própria infância, ao ver a sua figurinha evoluir, com a nossa ajuda, pelos parques, pela praia, pela neve, por toda a casa, partindo jarras valiosas e mandando a TV da sala directamente para o contentor do lixo, a partir do 9º andar do nosso prédio. Será o orgulho de vermos essa pessoa atingir o sucesso naquilo que mais gosta de fazer e poder dizer, sem qualquer tipo de pejo: "Aquele(a) é o(a) meu(minha) filho(a)!!!".




Ter um(a) filho(a) é uma das fases mais bonitas da vida de uma pessoa. Pena é que algumas não saibam a sorte que têm em ter um(a)...

BRAVOS, VALENTES, PATRIOTAS... DIGAM VOCÊS O RESTO QUE EU JÁ ESTOU COM A LÁGRIMA AO CANTO DO OLHO!

RECOMENDO

Perfume: The Story of a Murderer ensinou-me uma coisa: a obsessão pela perfeição está em todos nós. Se somos bons, ou melhor, mesmo bons numa coisa, é inevitável que tentemos sempre aperfeiçoar essa mesma qualidade. No entanto, mostrou-me outra coisa interessante: não devemos fazer os outros sofrer nem passar por cima de tudo e de todos para atingirmos os nossos objectivos. Um pouco de moderação, calma e, sobretudo, humildade, podem trazer-nos o mesmo efeito...
De resto, um grande filme! Realizado por Tom Tykwer, é um filme intenso e que prende o espectador do início ao fim. Nas palavras de Lauro Dérmio: " let's look at the trailer!".




PERFUME: THE STORY OF A MURDERER

quarta-feira, setembro 12, 2007

CRITÉRIOS EDITORIAIS ?!?!


Num dia em que a nossa selecção nacional de futebol joga uma cartada fundamental no acesso ao EURO' 2008, o destaque da 1ª Página do RECORD refere, outra vez, um incidente num treino de um clube: pelos vistos, o novo «abono de família» da defesa do S.L. Benfica, Miguel Vítor, lesionou-se e está em dúvida para o jogo frente à Naval, imagine-se!


Relembro as palavras de Bernardino Barros, em entrevista à Gazeta do Futebol: "Como é possível que num dia em que o Nélson Évora e a Vanessa Fernandes conquistam medalhas de ouro em provas de atletismo, a 1ª Página de um diário desportivo refira os golos que um craque marcou num treino de um clube?".


Dá que pensar, não dá?



Dêem uma olhadela aos outros dois diários desportivos e aprendam como se faz, sff!











segunda-feira, setembro 10, 2007

(RE)COMEÇANDO DE NOVO

FOTO TIRADA ESTA MANHÃ NA FAC. DE LETRAS DA UP: testemunhei, in loco, o caos que umas simples inscrições causaram nos Serviços Administrativos. A aprender com os erros, sff!



Recomeçaram hoje as aulas.

Nova designação - Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria, Multimédia.

Novos problemas: Bolonha aí está para nos azucrinar o juízo, nos alterar horários, nos atribuir disciplinas irrisórias e, no fundo, para nos dar cabo da cabeça.

Novas ambições: fazer sempre mais e melhor!

Novos projectos
: já vai sendo tempo de nos aventurarmos, mesmo que sem sucesso.

Novos desafios: dar uma resposta cabal aos problemas.

Novidade
: combater a teia que se monta no mercado de trabalho. Mas, alto!, isso já não é novidade nenhuma.




Vai daqui um incentivo a todos os alunos, de todos os anos, de todas as turmas, de CC: JAM.
Somos capazes do melhor, se nos dispusermos a isso. Basta querermos mesmo, mesmo, mesmo!!!

domingo, setembro 09, 2007

APETECE-ME GRITAR...!!!

Mas em vez de vos chatear com os meus berros de amargura, cá vai mais uma que me sussurra ao ouvido: "Põe fim ao que te incomoda".





amazing, aerosmith

sexta-feira, setembro 07, 2007

QUEM VÊ CARAS NÃO VÊ CORAÇÕES


Uma – GRANDE – amiga minha disse-me, recentemente, que a vida trará, perante mim, ainda muitas desilusões e pessoas que aparentam ser uma coisa… mas acabam por ser outra. É uma verdade digna de um tal de La Palice, bem o sei, mas só quando me falaram nessa hipótese altamente provável eu me apercebi, por fim, de que assim seria, sem sombra de dúvidas. Durante esta minha – longa – vida, fui-me apercebendo de coisas que nunca sonhei que pudessem acontecer. Sou ingénuo e bem me podem crucificar por isso.


Freddie Mercury chegou a dizer que se magoava muito facilmente com as pessoas, porque se “envolvia a fundo” (penso que foram estas as suas palavras) nas relações de supostas amizades que, mais tarde, se viriam a tornar em autênticas dores de cabeça. Certo é que eu também as tive, as continuo a ter, e virei a ter, num futuro não tão longínquo como eu desejaria. Defendo uma velha máxima segundo a qual «à primeira caem todos, à segunda só alguns, e à terceira, só mesmo os burros é que caem». No entanto, continuo a fazer parte da terceira premissa desta máxima, infelizmente.


Sabem o que custa dizer “NÃO” a quem se abeira de nós, com a maior das simpatias, e tenta estabelecer algum tipo de relação connosco? Aos olhos de muitas pessoas que conheço, não passarei de mais um sentimentalóide, incapaz de decifrar, na cara de alguém, um esgar de arrogância, um trejeito muscular, um olhar que alerte os meus sentidos e me avise de que o caminho a percorrer não é o da direita, mas sim o da esquerda.


A razão para não conseguir ser assim? Não consigo dizer. Talvez pelo facto de detestar ter que assumir uma postura arrogante (acreditem: já tive que o fazer…), ter sido educado segundo moldes humildes e – isto sim, dá-me o gozo de viver! – de encarar tudo com um sorriso tolo estampado na fronha.


«Quem vê caras, não vê corações». Como me apercebo cada vez mais de que assim o é. Querem saber uma novidade? Os hipócritas, de quem já vos falei neste espaço, estão mais perto do que cada um de nós imagina. Mas… e descobri-los?

quinta-feira, setembro 06, 2007

ATÉ SEMPRE, LUCIANO!

Faleceu Luciano Pavarotti. O grande tenor transalpino morreu hoje, em sua casa, em Modena, aos 71 anos. Lutava, na fase final da sua vida, contra um cancro. DO ALTO DA TORRE presta-lhe a devida homenagem!



"Nessun Dorma", interpretada por Luciano Pavarotti.

segunda-feira, setembro 03, 2007

NEM TODOS OS ENSINAMENTOS ORIENTAIS SÃO MAUS...

... e Rui Veloso que o diga, entoando a letra composta pelo grande Carlos Tê.



"BAIRRO DO ORIENTE", Rui Veloso