segunda-feira, março 31, 2008

PALHAÇADA


Alguém se importa de explicar aos senhores do Conselho Executivo da Escola Secundária Carolina Michäelis que o que está em causa, em toda esta trapalhada do 9ºC, não é o uso dos telemóveis mas sim uma mera questão de atitude, carácter e educação?




P.S: num post ainda esta semana, conto-vos algumas das facetas de docentes deste mesmo estabelecimento de ensino... Fica prometido!

terça-feira, março 25, 2008

«SER» É INIMIGO DO «PARECER»


Quando Hermínio Loureiro assumiu a liderança da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, em 2006, com um discurso apelativo e positivo no sentido da valorização do espectáculo do desporto-rei português, fui um dos muitos que julgou que estávamos perante uma nova etapa. Vi, da parte do ainda deputado do PSD, uma atitude que há muito não se via no nosso futebol: intenção de resolver os problemas que assolam o passatempo preferido dos portugueses.


Não passou de uma mera intenção. Hoje, sou dos muitos que acha que a equipa que acompanha Hermínio Loureiro no seio da Liga de Clubes não está, de todo, a realizar um bom trabalho. Valoriza-se demasiado uma imagem do nosso futebol que não corresponde à realidade. Valoriza-se demasiado a aparência enquanto que acções concretas pura e simplesmente não existem.


Olho para a Liga de Clubes e lembro-me de Hollywood: bem adornada por fora, com grandes galas, grandes prémios, grandes expectativas, enfim, puro show-off; podre por dentro, sem ideias, sem soluções e com muito palavreado político à mistura. Não pode ser, Sr. Presidente da LPFP.


Olho para a Liga de Clubes de hoje em dia, e vejo pouca competência para discernir e decidir sobre os assuntos que mais apimentam o nosso futebol. O trabalho dos famigerados assessores de comunicação pode ser o melhor para potenciar a imagem de um Presidente da Liga omnipresente (o que não corresponde à realidade) mas não é o mais eficaz para recolocar o nosso futebol no sentido de uma verdade desportiva clarividente.


Mas vamos a um caso concreto. Vítor Pereira arrisca-se a arrecadar o título de pior líder da Comissão de Arbitragem desde que compete à Liga de Clubes gerir esta área. Capacidade de gestão de recursos humanos bem abaixo da média exigida para o cargo que ocupa e uma visão demasiadamente intransigente e desactualizada (a "jarra"...) para com os árbitros preenchem o currículo do melhor árbitro português de sempre. Como diria José Guilherme Aguiar: "Nem sempre o melhor árbitro dá um bom líder da arbitragem".


No entanto, algo destoa deste cenário de falsidade. Ricardo Costa. Presidente da Comissão Disciplinar da Liga de Clubes. Nada conivente com a luta pelo poder instalada na Rua da Constituição (muitos clubes candidatos a um só pote), este jurista vai trilhando o seu caminho na justiça desportiva intra-organizacional com mão firme e com decisões... à luz dos regulamentos. Numa só palavra: pragmático.


A Liga de Clubes da actualidade não é para todos. Hermínio tentou passar essa imagem de uma instituição com as portas abertas a todos os clubes, mas só alguns têm acesso aos escritórios do segundo andar. Os restantes... ficam na recepção, juntamente com os jornalistas e estandartes coloridos que mais não fazem do que enfeitar uma Liga vazia de ideias e de conteúdo prático.



sábado, março 22, 2008

PARABÉNS, VITÓRIA!


Retive duas imagens no final da Taça da Liga:



A alegria de Eduardo, estampada no seu rosto e no seu sorriso de orelha a orelha, completamente envolvido pelo ambiente de festa.



Os olhos lacrimejados de Carlos Carvalhal, enviando beijos para a bancada, direcionados à sua família, que sempre o acompanha e apoia por esta sua caminhada de treinador.





PARABÉNS, VITÓRIA! És um justo vencedor...

terça-feira, março 18, 2008

JEFF DUNHAM

Um dos melhores ventríloquos que já vi. Este clip, do seu boneco Achmed, é um dos segmentos de maior piada que tive oportunidade de ver em muito tempo. Bem sei, bem sei: são 10 minutos. Acreditem que vale a pena...


segunda-feira, março 17, 2008

O QUE QUEREM AS mulheres?


Antes de começar, um ponto prévio: sou da opinião de que há mulheres... e há MULHERES. Para bom entendedor, meia palavra basta.




A tristeza de expectativas goradas faz parte do dia-a-dia de muitos homens. Ainda há aquele tipo de pessoas que se entregam, de corpo e alma, quando gostam verdadeiramente de outrem e isso, muitas vezes, pode levar ao descalabro total de uma possível relação. Mas, o que é certo, é que muitos homens só o fazem porque recebem, do outro lado do rio, uma resposta positiva, um feedback que deixa em aberto uma porta para uma outra fase da vivência humana.


Conheço pessoas - às quais desejo o melhor que este mundo tem para oferecer porque gosto delas e sem a amizade e o apoio delas simplesmente não consigo viver - que atravessaram essa mesma fase: uma conversa inocente puxa a palavra, a rapariga com quem falavam demonstra (raramente o quer verdadeiramente...) querer um pouco mais do que simples amizade e o rapaz lá se atira, de cabeça, para algo que não sabe se resultará.


A queda é grande, em muitos casos, quando as tais expectativas saem goradas. O estado de graça dura uma, duas semanas, em que as mulheres jogam, a seu bel-prazer, com o que muitos homens têm para lhes oferecer e, no momento certo: ZÁS!, toca a tirar o tapete debaixo dos pés do rapaz para ver quão grande pode ser o tombo.


Falava com uma dessas pessoas, já há uns tempos. "Não quero falar nisso", disparou ele para canto. Acabei por vir a saber, por outras fontes, que neste caso, a tal mulher apenas o tinha usado para conseguir atingir alguns objectivos em matéria académica.


O QUE QUEREM AS mulheres? As MULHERES, bem o sei: amar quem amam, sem problemas e complicações estúpidas.


As mulheres? Apenas umas semanas de gozo e folia para elas; apenas umas semanas dolorosas e falsas para o objecto de estudo. Mas cuidado: qualquer dia... o tapete sai disparado debaixo de vocês próprias.


terça-feira, março 11, 2008

ABRAM-SE OS CÉUS!!!

O tão-adorado "Deus" de muitas pessoas até se vergaria perante a imponência de um rock como este. Invoquem todos os santos possíveis! Rezem a Jesus Cristo! Nada consegue parar a força dos Lordi! Venceram o Festival da Canção da Eurovisão em 2006, portanto...



Lordi
, «Hard Rock Hallelujah»

sexta-feira, março 07, 2008

O CAFÉ DA D. MANUELA



Um sítio onde se pode saborear dos melhores pratos do dia que o país gastronómico já viu. Um local onde a boa disposição está sempre presente. Um marco onde a tradição da boa comida familiar se alia ao aconchego que a D. Manuela e os seus parentes conseguem proporcionar a cada visitante. Lá bem perto do curso de Jornalismo e Ciências da Comunicação, mesmo ao pé da velhinha Rua dos Mártires da Liberdade. A visitar: Café S. Carlos.



terça-feira, março 04, 2008

LOVE THE MOMENT

Close the door, lay down upon the floor
And by candlelight, make love to me through the night



The Corrs
, Runaway

segunda-feira, março 03, 2008

SORRIR


Uma das maiores virtudes do ser humano. Uma das maiores alegrias que podemos dar aos nossos pais, irmãos, amigos, caras-metade. Uma das melhores sensações quando recebemos um do género.


Um sorriso que trocamos com a nossa família ou com um amigo estende-se de orelha a orelha, impedindo-nos, de forma temporária, de ver seja o que for à nossa frente e nos coloca numa outra dimensão, quase que metafísica, onde não pensamos em mais nada.


Um sorriso que trocamos com a nossa cara-metade é algo de mais complexo. Não é forçado, mas, no entanto, também não nos enche a cara. Fica a meio. É aquele sorriso que nos impede de fechar os olhos enquanto observamos a pessoa que amamos e toda a sua beleza. É aquele sorriso que transmite confiança e nos dá vontade de não parar de sorrir até de manhã. Não implica a reacção a uma piada mas sim a alegria de dar a mão a quem amamos e é aquele sorriso de cumplicidade pura, sincera e leal entre dois seres que se amam.



Portanto: TOCA A SORRIR!