segunda-feira, junho 30, 2008

ESCOLHA: LEI OU HUMANISMO?



Thoreau, defensor do anti-esclavagismo, chega à conclusão de que "nunca a lei tornou o Homem mais justo; é por causa do respeito pela lei que até alguns bem-intencionados se tornam, todos os dias, agentes da injustiça".


Relembro-me de, há uns anos atrás, ter visto uma notícia na TV. Um dono de uma fábrica tinha sido condenado a pena de prisão por não cumprir com as suas obrigações para com a Segurança Social. Veio-se a saber, em tribunal, que o tal homem não cumpria o estipulado com o Estado por querer, ao invés, pagar aos seus funcionários ao final de cada mês...



sexta-feira, junho 27, 2008

HEIL... UEFA!




um contributo do Pedro Baldaia


quinta-feira, junho 26, 2008

A LUTA CONTINUA...


... e estou a pensar seriamente em convidar estes tipos para fazerem barulho em frente ao Curso de Ciências da Comunicação! Quem me apoia? Tenho razão ou não tenho razão? Dá-lhe, falâncio!!!





segunda-feira, junho 23, 2008

O BRANQUEAMENTO DO SALAZARISMO


Curiosa a entrevista dada pelo historiador Manuel Loff, hoje, ao DN. Este professor de História Contemporânea da Faculdade de Letras da UP acaba de lançar um livro entitulado "O Nosso Século é Fascista! - O mundo visto por Salazar e Franco", em que analisa as ditaduras ibéricas iniciadas na primeira metade do século XX e profere algumas afirmações interessantes:

  1. defende que o salazarismo foi branqueado, sobretudo por elementos ligados à governação da altura, com uma clara tentativa de lançar a confusão quanto ao modelo político, social, cultural e económico seguido por Salazar.
  2. explica o porquê de Salazar nunca se ter ligado de alguma forma ao modelo nazi de Hitler com a justificação de que o ultra-nacionalismo inerente a si próprio jamais o deixaria reconhecer qualquer afinidade com o que era praticado além-fronteiras.
  3. confessa que acha que o salazarismo ainda está a ser branqueado, nos dias de hoje, como uma reacção social à crise económica que se vive em Portugal. O salazarismo, tão nostálgico, afigura-se como uma alternativa viável (!) à recessão económica e ao impasse social que hoje se nos afigura.
  4. para Manuel Loff, Sócrates não é Salazar.

É um mundo perigoso, este em que vivemos. Quando a RTP se digna a realizar um concurso com o intuito de saber qual o maior português de sempre e a resposta de toda uma nação recai em dois monstros autoritários (António de Oliveira Salazar e Álvaro Cunhal) algo começa a feder. Quando a RTP se digna a colocar no ar um programa que, embora se negue, só vem enaltecer as maravilhas do Estado de extrema-direita (a.k.a «Conta-me como foi»), algo começa a feder. Só para dar alguns exemplos.



É um mundo perigoso, este em que vivemos. Fazem falta mais pessoas como Manuel Loff neste Portugal à beira-mar plantado.




(clicar aqui para ler a entrevista concedida por Manuel Loff ao Diário de Notícias)


terça-feira, junho 17, 2008

MEDO DE QUÊ?





Um apelo: desactive-se a moderação de comentários na Blogosfera. É triste podermos dar a nossa opinião e não receber, de forma não-controlada e imediata, as reacções a essas mesmas opiniões.




Shame on many of you.


quarta-feira, junho 11, 2008

A ALEGORIA DE ZLATAN


"Oh, que chatice! :-)"



in MaisFutebol IOL, acerca da derrota da campeã europeia em título, a Grécia, frente à Suécia.


segunda-feira, junho 09, 2008

BOM DIA, RENASCENÇA!



É um prazer sair de casa, de manhã, pouco antes das 7h30m, e ligar o rádio na RR. Paulino Coelho inunda-nos com a sua alegria, Paula Queiro Varela sintetiza-nos as últimas notícias do país e do mundo, Sílvio Vieira conta-nos tudo sobre a Selecção e o Euro 2008 na edição madrugadora de Bola Branca. Bom dia também para vocês!


sexta-feira, junho 06, 2008

A MOÇÃO DO POVO


20:55. Passeava-me pela VCI, no sentido Arrábida-Freixo, bem encostado à faixa da direita, na tentativa de sair em direcção a Matosinhos. No sentido contrário, uma marcha de protesto de transportes de mercadorias. Ouvi, enquanto estava preso no trânsito, dezenas de camiões buzinando, deixando mensagens de crítica ao governo de Sócrates enquanto avançavam, escoltados por viaturas da PSP, a uns impressionantes 10 km/h.


O CDS-PP interpôs recentemente, na Assembleia da República, uma moção de censura ao governo. De pouco valeu. De pouco vale. De pouco valerá.


Esta sim, é a verdadeira moção. Este protesto sim, é um alerta à navegação de Sócrates. Num restaurante onde jantei pouco antes, ouvi alguém dizer, na mesa ao lado, que não interessa o protesto dos pescadores quando comparado com os dos transportes de mercadorias. Touché.


É preciso retirar a maioria absoluta ao PS governativo (não o partidário...) e dar voz e representatividade aos partidos de esquerda. Está mais que provado que a Direita continua empertigada mas que se vai afundando, progressivamente, no seu extremismo ideológico. Por isso, jamais conseguirá sequer 30% dos votos nas legislativas de 2009.


quarta-feira, junho 04, 2008

FALTA POUCO...

... por isso, aqui vai algo para se inspirarem.



segunda-feira, junho 02, 2008

COMUNICADO OFICIAL



Permaneço vivo. Embora este energúmeno, cuja foto me envergonho de exibir, do vosso lado direito, me tenha atirado para bem menos do que um "segundo plano", ainda existo. Ouviste, Vânia Dias? Sim, minha cara. Ainda existo. O enegúmeno contou-me como tu, numa bela tarde de terça-feira te saíste com um "o Do Alto da Torre ainda existe?". Sim, minha cara, ainda figuro no mundo da blogosfera...





Atenciosamente,

Do Alto da Torre
(DAT para os amigos...)