quinta-feira, fevereiro 26, 2009

2 ANOS




Do Alto da Torre na Blogosfera





quarta-feira, fevereiro 25, 2009

DETURPAÇÃO DO SENTIDO DA COISA




É com a maior das tristezas que anuncio que a Blogosfera perdeu o seu mais nobre sentido: a instantaneidade. Mais do que isso: a frontalidade. Ainda mais: deixou de ser livre e directa. E ainda mais: começa a esconder-se.


A Blogosfera está agora aberta "apenas a leitores convidados".



segunda-feira, fevereiro 23, 2009

LIGA DE ELITE




Houve quem confessasse que gostaria de ser estudante universitário por mais uns 5 anos, não há muitos dias atrás.

Numa entrevista que fiz a um outro grande jornalista da nossa praça, Jaime Cravo, este acabou por me aconselhar a aproveitar bem esta fase da minha vida, porque, dizia ele, "não há melhor".

O que é facto é que a aproveitei. À minha maneira, mas aproveitei.

Não falo da vida de trabalho exaustivo que me ocupava dias a fio sem uma noite de sono tranquila.

Mas falo dos bons momentos passados na companhia das melhores pessoas que poderia ter conhecido.

As amizades que travei deram-me a honra de ter a sua companhia e marcaram-me de uma forma que não ouso sequer definir. Pois isso é impossível.

As pausas no trabalho diante do computador, na saudosa sala 9 do curso de Ciências da Comunicação para tomar (mais) um café na entrada do edifício, as tertúlias improvisadas nas traseiras da sala de convívio, a palmada nas costas que tão bem sabe para descomprimir e enfrentar a tarde que se erguia com uma vontade redobrada de concluir certos projectos.

Costuma-se dizer: "primeiro as obrigações; depois o divertimento". Também houve tempo para isso: as noites infindáveis ao sabor de café, cerveja e tabaco (que os outros fumavam em doses industriais) e ao som dos "The Strokes" no bar «Pherrugem» ou dos grandes êxitos de Sean Paul no «Nova Imagem».

Perdoar-me-ão todos aqueles com quem convivi durante os últimos 3 anos quando destaco três pessoas no epicentro de toda esta loucura: o André, o Guilherme, o Pedro.

Dizia este último (assessor, por sinal) que, juntando-se os quatro, formava-se a Liga de Elite. Nada mais certo.

Revivo os momentos extraordinários que passámos com a nostalgia e a tristeza de quem sabe que esses episódios jamais se repetirão da mesma forma.

O curso termina abruptamente. Cada um opta pelo melhor rumo para a sua vida.

Meus caros: teremos sempre esses momentos para recordar. E os números de telefone de cada um sempre disponíveis para combinarmos alguma coisa. Ou como diria o Guilherme: "sacar peão!".



quarta-feira, fevereiro 18, 2009

A DUALIDADE DA CRISE




Enquanto que
isto acontece, isto também.
Crise? Qual crise?! Onde?!?!



quarta-feira, fevereiro 11, 2009

O PODER DA CULPA




"Ansioso por lhe confessar os seus pecados em primeira-mão, caiu no erro de abrir a boca antes de tempo e com outras pessoas. O outro foi alertado, soube do que se tratava e tomou providências: enviou um recado pelo mesmo intermediário. Agora, porque o primeiro não soube estar calado, aproxima-se do segundo e tem medo de abrir a boca. É caso para dizer: se lha tivessem tapado, ele explodia!"



in Imaginação de yours truly a funcionar...



PARABÉNS, PROFESSOR!




Sei que já é um pouco tarde no dia, mas acho que ainda vou a tempo. Feliz 88º aniversário, Sr. Manuel Alberto Moniz Pereira...



terça-feira, fevereiro 10, 2009

A SAGA DE SÓCRATES CONTINUARÁ POR MAIS 4 ANOS



Ninguém está a ver as coisas pela perspectiva certa. O suposto envolvimento de José Sócrates no tão propalado caso Freeport e as eventuais repercussões das acusações contra o PM nas autárquicas e nas legislativas tem, quanto a mim, sido alvo das mais ignóbeis considerações por parte da oposição.

À direita, face bem mais vísivel da crítica do que a esquerda, PSD e CDS-PP degladiam-se, na praça pública, pela tentativa do descrédito de Sócrates e jogam agora no campo das probabilidades: Manuela Ferreira Leite afirma que a estratégia do PS passa por perder o mínimo indispensável nas legislativas.

Ninguém está a ver as coisas pela perspectiva certa, repito: a realidade é que Sócrates sabe que jamais perderá as eleições legislativas (e as autárquicas, a ver vamos). Porquê? Porque as sondagens, mesmo em tempo de crise, dão-lhe vantagem com folga considerável para os sociais-democratas e porque, sobretudo, o povo não o deixará cair.

Passo a explicar: Portugal tem necessidade de um líder de Governo que demonstre mão firme, mesmo que assine trapalhadas dia sim, dia não. Os atentados à liberdade de expressão, as inconstitucionalidades decorrentes de muitos diplomas remetidos para aprovação na Assembleia da República e a propaganda que corre pelo país fora anima o povo, recordado dos bons velhos tempos (?!) do Estado Novo em que os que tinham pouco e podiam usufruir de ainda menos aplaudiam o Sr. Presidente do Conselho de Ministros. Mesmo que com um alegado envolvimento num escândalo de corrupção.

Por mais tentativas que a direita encete para descredibilizar o PM, serão infrutíferas. A intenção de voto há muito que está definida e, a tão poucos meses das eleições, já não há volta a dar.



17




É o número de milhões de Euros com que Scolari foi brindado na rescisão de contrato com o Chelsea.



quinta-feira, fevereiro 05, 2009

POLITIQUICES



É ano de legislativas e de autárquicas. Pronto, está tudo dito. Hum... acho que vou dizer mais qualquer coisa.

Pelo menos, debruço-me sobre dois temas que me parecem sérios demais para serem deixados ao sabor do vento. Não têm o sumo de uma laranja chamada «Freeport», mas andam bem lá perto:

  1. É certo e sabido que, se o Partido Comunista Português (PCP) claudicar em demasia tanto nas legislativas como nas autárquicas, Jerónimo de Sousa não terá grande margem de manobra para continuar à frente dos "vermelhos". Até porque o Bloco de Esquerda (BE) ganha novos eleitores a cada dia que passa - vá-se lá saber como... - e o discurso bacoco de Jerónimo só agrada aos militantes do PCP. Os indecisos (e os que se preparam para fazer parte da grande fatia da abstenção) não percebem o que podem os comunistas fazer para tirar o país do marasmo em que se encontra e isso, meu caro Jerónimo, é o tiro no pé que o pode fazer saltar da liderança. O que me leva a falar da sucessão: Manuel Carvalho da Silva vem sendo indicado, nos bastidores, como o mais óbvio candidato a Secretário-Geral do PCP quando Jerónimo sair. Até aqui, tudo bem. Mas quem sucederá a Carvalho da Silva na CGTP (Intersindical Nacional)? Basta olhar para o lado: Mário Nogueira, esse líder incontestado (e fundamentalista) da FENPROF, revolucionário-mor dos professores que não querem ser avaliados, está mais do que preparado para fazer o género de politiquices que se coadunam com o modo de estar da CGTP na sociedade civil portuguesa. Querem apostar?

  2. Em Matosinhos, reina o clima de antecâmara de uma guerra civil. Narciso Miranda, como independente, vai mesmo candidatar-se às autárquicas contra Guilherme Pinto, do Partido Socialista (PS). A campanha promete... Metendo pelo meio a vida política do concelho, desporto e interesses na construção civil, temos pano para mangas para os órgãos de comunicação social de Matosinhos se degladiarem no apoio a um dos candidatos (e já me asseguraram que muitos destes ó.c.s. irão jogar nos dois campos, mas isso são contas de outro rosário, para um outro post). Aguardo com expectativa os debates, se se realizarem, entre Narciso e Guilherme, sendo certo que, depois das autárquicas, Matosinhos jamais será igual ao que era.



segunda-feira, fevereiro 02, 2009

WALLY = JUDAS






Aparece no meio da multidão, é difícil de encontrar.
Mas, mais tarde ou mais cedo, acaba sempre por dar a cara.
No caso de Judas, a outra face.
Encontrei-o várias vezes nas últimas semanas. Não foi bonito.
Agora sei o que sentiu J.C. na hora da crucificação.