terça-feira, agosto 28, 2007

Á CONVERSA COM O MEU GATO


"Mais uma sexta-feira em que o jantar com o pessoal não acabou particularmente cedo: 3h32m, informava-me o visor do telemóvel, mal acabo de estacionar o carro no parque. Meto a chave à porta e, para minha surpresa, reparo que não está trancada. Abro a porta lentamente e vislumbro uma luz ténue que irradia da sala de estar. Lá, encontrava-se o Simba, o meu gato, com a TV ligada no Lusomundo Action, vendo mais um dos seus filmes preferidos, originários da China e datados dos anos 70'. Está sentado no sofá - ocupando o lugar que costuma pertencer ao meu pai - e vira lentamente a cabeça para me ver entrar. Pouso a carteira e as chaves em cima da mesa, tiro o casaco e penduro-o atrás de uma cadeira da mesa de jantar. A camisa que ostento está já amarrotada de tantas horas sentada à mesa, a comer, beber e a palrar. Abro a porta do mini-bar e saco da garrafa de whisky: Cardhu. Puro malte. O meu pai matava-me se sonhasse que me preparava para emborcar a sua bebida favorita... Copo na mão, sem gelo, encho metade. Sento-me no sofá e olho para a TV: espadas, gritos e saltos de 10 metros de pessoas pequeninas e com os olhos em bico.


-Que filme é? - pergunto.
-"A Honra do Dragão". - responde o Simba - Serve-me aí um duplo, já que estás com a mão na massa.


Com todo o gosto. Ele refastela-se no sofá, deitando-se. Coloco o copo na sua pata, o qual agarra com alguma destreza. Bebe um trago e dirige-se de novo a mim:


-Já estás um bocadinho "mamado", não?
-Yup... - respondo, olhando para o fundo do copo.
-Disseste-lhe?
-Yup... - continuo sem olhar directamente para ele.
-E então...? - volta à carga, fitando as unhas da pata esquerda dianteira.
-E então, nada. Não há mais nada a dizer ou a fazer.


Faz-se um silêncio ensurdecedor, apenas interrompido pelo grito dramático de um chinês que fica sem um braço, cortado à espada.


-És um nabo, sabias? - acaba a bebida e lança um riso sarcástico.
-Pois... mas sou assim mesmo."


in Imaginação de Yours Truly a funcionar...

Sem comentários: