sábado, agosto 11, 2007

mp3


É incrível como as músicas de que gostamos nos podem contar uma estória, ou até contar-nos a estória da nossa vida (num aspecto muito particular, é claro). São faixas que seleccionamos, de uma forma muito pessoal, para ocuparem mais um pedacinho de espaço dentro desse pequeno aparelho que é o leitor de mp3. Cavando ainda mais fundo, retemos não só aquela música que nos toca de perto e que diz ao nosso coração "emociona-te um pouco...", mas também aquelas partículas dessas mesmas letras: um verso ou um conjunto destes, o refrão, o início, o fim. Penso esse pensamento, frequentemente. As músicas que compõem o meu mp3 transmitem-me recados, explicam-me como pode ser difícil atingir-se um objectivo (ou alguém), como tentar dar a volta aos «porquês» do dia-a-dia, como encarar as desilusões de amor, de trabalho, como lidar com as vitórias e sucessos.


Mentiria se dissesse que todos estes temas me afectam de uma maneira igualitária. Não. Infelizmente, é a temática amorosa que mais me toca, me perturba e me emociona no meu mp3. São várias as músicas que me põem «blue», são várias as músicas que me sussurram ao ouvido "vai à luta!", são várias as músicas que me dizem, com um estalo na cara, "esquece e avança!". Já perdi a conta às vezes que coloco o auricular do meu mp3 no ouvido quando o relógio já marca 1h17m, fazendo um surreal zapping através das músicas mais animadas para chegar àquelas que me põem a pensar e que me fazem chegar, constantemente, à mesma conclusão: porque é que o amor não pode ser mais fácil do que é? Porque é que não podemos ter a nossa alma gémea ao nosso lado? Porque é que, a cada passo que damos, e a cada momento que desperdiçamos, vamos perdendo mais hipóteses de dizer, finalmente e francamente, na cara de quem gostamos, "AMO-TE E QUERO FICAR CONTIGO" ? Confesso que sou estúpido... e burro... e anormal. Não percebo e não sei lidar com isso.


No seguimento disto, se me pedissem para compor uma música plena de notas soltas e pontas desatadas, esta seria a minha selecção, directamente do meu mp3:



This thing called love I just can't handle it
This thing called love I must get round to it

(Crazy little thing called love, Queen)



Si ella te quiere y es el amor de tu vida
entrégale todo, ámala sin medida,
demuéstrale a diario que es ella tu reina,tu concentida,
que conocerla fue un milagro,
un regalo que te dio la vida

(Un regalo que te dio la Vida, Il Divo)



Cruel to the eye
I see the way he makes you smile

(Breathe easy, Blue)



I really am such a fool...
Ohohohoh

(I really am such a fool, EZ Special)



If you give up now, who's gonna loose
Which one of us, is given up now of being free

(If you give up, Hands on Approach)



La vida sin amor
Es um fuego sin pasíon
La vida sin amor
No sirve ya a mi corazón
Pues olvide amar

(La vida sin amor, Il Divo)



I need your love to hold me up
When it’s all too much to bear

(Landing in London, Three Doors Down)



Quando os meus olhos te tocaram
Eu senti que encontrara
A outra metade de mim
Tive medo de acordar
Como se vivesse um sonho
Que não pensei em realizar

(Quando eu te falei em Amor, André Sardet)



Passo por ti
Tu nem me vês
Só mais um dia... amanhã talvez

E fico à espera
De ver em ti
O sentimento... que trago dentro de mim

Mas eu só posso imaginar
O que podia ser
Se eu te pudesse abraçar
Se eu te pudesse ter

(Secretamente, Rita Guerra)



She maybe the reason I survive
The why and wherefore I'm alive
The one I care for through the rough and ready years

(She, Elvis Costello)



I can’t sleep at night
When you are on my mind
Bobby Womack’s on the radio
Singing to me “If you think you´re lonely now”
Wait a minute this is too deep [too deep]
I gotta change the station
So I turn the dial tryin’ to catch a break
And then I hear Babyface
I Only Think Of You it's breakin’ my heart
I’m tryin’ to keep it together but I’m falling apart

(We belong together, Mariah Carey)



Too much love will kill you
If you can´t make up your mind

(Too much love will kill you, Queen)



Heal me, my darling
Heal me, my darling
Heal me, my darling
Heal me, my darling

(Sexual Healing, Ben Harper)

3 comentários:

Mariana Duarte disse...

Realmente, com essas músicas o amor não passa de um melodrama enjoativo...

:P desculpa, mas foi mais forte do que eu...lol ;)

José Pedro Pinto disse...

Mariana:

:)

Vânia Monteiro Dias disse...

lol music is all we have*