sexta-feira, outubro 05, 2007

CARTA ABERTA



DE:


JOSÉ PEDRO PINTO

ADMINISTRADOR DO BLOGUE «DO ALTO DA TORRE»
ESTUDANTE DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO DA FLUP



PARA:


PROFESSOR NUNO MOUTINHO

DOCENTE DE INTRODUÇÃO À ECONOMIA
NO CURSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO DA FLUP




Viva Professor.


Venho por este meio (pouco ortodoxo, confesso) expressar-lhe oficialmente o meu desagrado pela entrada em vigor do novo Processo de Bolonha na vida universitária. Sei bem que já discutimos o assunto numa das nossas aulas de Orientação Tutorial (bela contribuição de Bolonha, sem sombra de dúvidas) mas achei por bem esclarecer alguns pontos de vista neste meu espaço de inspiração literária.


A sua opinião, caro Professor, já tive a oportunidade de a conhecer: pensa que Bolonha vem disponibilizar-nos ainda mais tempo para podermos dedicar a actividades profissionais extra-curriculares e, dessa forma, aumentar o nosso leque de experiência profissional, assim como "enfeitar" um pouco mais o nosso CV.


Isso não corresponde à realidade, caro Professor. E baseio-me em factos para lhe provar que Bolonha vem complicar muito a vida de todos quantos se têm que sujeitar a esse processo: para além do trabalho numa carga horária verdadeiramente brutal, temos que carregar o fardo de ter que ir apresentando, quase dia-a-dia, trabalhos, relatórios, projectos, investigações, sub-trabalhos, sub-relatórios, sub-projectos, sub-investigações.


Como conseguir conjugar tudo isto com mais actividades extra-curriculares? Impossível. A não ser que tenhamos que recorrer à clonagem para darmos mais dois passos de dança, não haverá ninguém que consiga fazer tudo aquilo que deseja e que não chegue ao final da primeira semana e não pense em dar um tiro nos miolos.


Porque, Professor, o que Bolonha nos diz não é "tenham mais tempo para trabalharem fora da faculdade, na vossa área de estudos". Porque, Professor, o que Bolonha nos diz é, tão simplesmente: "VIVAM A PENSAR NA FACULDADE, COMAM A PENSAR NA FACULDADE... E DURMAM A TER PESADELOS COM A FACULDADE".


Eu tentei, Professor. A sério que tentei resolver a equação tempo vs. ocupações nesta minha cabeça impreparada e que não está talhada para números, e - acredite quando digo - : NÃO É POSSÍVEL.


O Processo de Bolonha não tem em conta a realidade tal e qual como ela é. O Processo de Bolonha foi a pior medida que uns certos puritanos académicos acharam por bem introduzir na vida de alunos que vêem agora a sua vida a andar para trás.


Quer mais um exemplo? Tenho colegas minhas que deixaram três disciplinas por fazer, ainda relativas ao 1º ano. Sabe quantas cadeiras têm agora que fazer para adquirirem a tão desejada equivalência? 4 ou 5... É a promoção do mês, Professor: leve 1, pague 5.

Sem outro assunto, deixo-o regressar à sua vida normal. E que bem nos saberia, a nós, alunos, poder ter esse privilégio.



Com os maiores cumprimentos,



José Pedro Pinto

7 comentários:

Vânia Monteiro Dias disse...

Bolonhas à parte, o professor de IE não disse isto "Bolonha vem disponibilizar-nos ainda mais tempo para podermos dedicar a actividades profissionais extra-curriculares e, dessa forma, aumentar o nosso leque de experiência profissional, assim como "enfeitar" um pouco mais o nosso CV."

Ele disse que o devíamos fazer, conscientes de que nos ia roubar tempo, mas que, por outro lado, era um investimento no nosso futuro. Disse e muito bem dito que nunca na vida vamos ter tanta energia como agora.

Sim, estivemos na mesma aula. lol

José Pedro Pinto disse...

Em resposta à minha cara colega Vânia Dias (a.k.a Saskimi) é um facto de que estivemos na mesma aula e sim, o Professor Nuno Moutinho disse-nos exactamente o que tu referes no 2º parágrafo, mas também nos disse exactamente o que referi nesta minha carta aberta.

Sim, estivemos na mesma aula e sim, ouvimos e demos mais ênfase a partes diferentes do seu discurso...

LOL

Vânia Monteiro Dias disse...

continuo a dizer que o professor não disse isto.

José Pedro Pinto disse...

Estás no teu direito... Eu pelo menos ouvi, e penso que ainda não ouço mal...

Mas é como já te disse: ouvimos coisas diferentes e demos ênfase àquilo que ouvimos.

Mel disse...

Primeiro n gostei k fosses tirar a imagem ao blog sem pedir autorização. lol! tou a brincar. Eu concordo com a Vania. Axo k o prof n disse isso. Ele tem toda a razão qd diz k devemos investir na formação extra aulas. A solução para o problema do tempo é simples: em vez de seres muito bom numa coisa, podes ser medianamente bom em várias coisas...

José Pedro Pinto disse...

Diagnóstico: ESTOU A FICAR SURDO...

Agora a sério, tenho a certeza de que o homem disse aquilo que aqui transmiti e só depois referiu isso que vocês dizem. Mas respondendo à Mel: se é isso que Bolonha nos tenta transmitir - o que duvido - então não quero andar num Ensino Superior que nos obriga a sermos medianos em tudo. Tudo bem que nos dá a formação e experiência específica para várias áreas, mas tem a obrigação de nos tornar nos melhores em todas essas áreas.

Anónimo disse...

Estou completamente de acordo contigo Zé!Hoje em dia o mundo competitivo valoriza quem é realmente bom naquilo que faz nao os medianos!Que me importa fazer mais ou menos uma noticia de radio ou mais ou menos uma infografia??No futuro isso vai me ajudar?Vou chegar a beira do Director da Renascença e dizer:-olhe nao sei escrever muito bem pa radio mas sei fazer umas info pa imprensa,tambem da??Bolonha veio acabar com muita coisa.Desde logo acho ridiculo termos um semestre só de especializaçao!Que vamos aprender em 6meses(que na realidade sao pouco mais de 3)??