sexta-feira, novembro 16, 2007

ALGO QUE ME INCOMODA...


Ás 7h31m desta manhã fria de sexta-feira, a Renascença informou-me de que há novas suspeitas de abusos sexuais na Casa Pia. Pelos vistos, de pouco serve todo o aparato policial e mediático à volta do Tribunal da Boa Hora - local onde se julga, há demasiado tempo, o famigerado caso Casa Pia.


Ás 7h32m, a mesma estação radiofónica informa-me de que Pinto Monteiro, Procurador-Geral da República, pretende avançar com uma espécie de comissão interna da sua confiança para avaliar eventuais suspeitas e casos consumados de abusos sexuais.


Tarde demais, digo eu. Do que as pessoas se deveriam ter lembrado era de não canalizar todos os recursos do Ministério Público para tentar atribuir ao futebol e à corrupção desportiva as culpas por tudo o que se passa no nosso país, mas sim designar uma das melhores magistradas portuguesas, Maria José Morgado, para enjaular esses autênticos predadores sexuais que por aí continuam à solta.


É incrível como os miúdos continuam a ser violentamente abusados, não só na Casa Pia, e a Justiça (não de olhos vendados, mas sim desviando o olhar e assobiando para o lado...) persiste com a mania de julgar todos aqueles que ofereceram apitos em ouro a equipas de arbitragem de jogos de futebol. Será mais importante julgar quem nunca maltratou um ser humano do que aqueles que fazem disso o «pão nosso de cada dia»? Parece-me cada vez mais que sim.


São estas coisas que incomodam qualquer um. São estas coisas que nos fazem ir acreditando cada vez menos nas pessoas (atenção à maioria, aluno com bacharelato em Engenharia Sócrates...). São estas coisas que ridicularizam Portugal perante os seus parceiros europeus.


Mas mais do que isso: são destas coisas que fazem com que a sociedade ande de candeias às avessas, desconfiando do que se poderá esconder a cada esquina. E os próximos a sofrer bem podem ser os nossos filhos, irmãos e primos que, desprotegidos... mais vale nem dizer mais nada.


Sem comentários: