quarta-feira, dezembro 26, 2007

INSISTIR


Será que insistir compensa? A sério, em qualquer que seja a temática e/ou situação, será que vale mesmo a pena carregar, vezes sem conta, numa mesma tecla na tentativa de que ela funcione?

A experiência (pouca, já sei...) diz-me que, em 90% dos casos, não compensa, de facto.


Experimentem dizer a vocês próprios, vezes sem conta, que algo (uma relação de amizade ou um pouco mais do que isso, por exempo) acabou, definitivamente. Aperceber-se-ão de que os primeiros tempos são salutares e plenos de alegria e bem-estar, um período em que as forças estão redobradas e em que sentimos energia suficiente para carregar o mundo às costas. Este é o período +.


Experimentem, depois, deixar correr a maré. Os deuses sopram nos ponteiros do relógio, em horas que passam por nós a voar, e sempre nos vão dizendo, em surdina: "O tempo passa, mas as memórias ficam". Aí é que é o car..., perdão, aí é que reside o busílis de toda a questão. Este é o período -. É aquela fase em que recordamos tudo o que passámos, em que sonhamos de novo, durante o sono de beleza, de quão paridisíaco seria experienciar um determinado cenário.


Pois. "Mas isso já lá vai...", tentou alguém dizer-me, há já não sei quanto tempo.


Valerá a pena recordar? Valerá a pena insistir de novo? Valerá a pena hipotecar todo o nosso futuro por algo que não nos merece metade da atenção que lhe vamos disponibilizando, qual cãozinho fiel que jamais se separa do dono que lhe bate, mas que sempre lhe vai afagando o focinho de quando em vez? (lembram-se do Pavlov?)


Não, não vale, e cada vez mais me apercebo disso...


Agora, lanço a questão: porque raio continuamos a fazer isto a nós próprios?



2 comentários:

Patrícia disse...

Não te sei dizer porque raio as pessoas fazem isso a elas próprias. De facto, não vale a pena. Mas a verdade é que fazemos! E esse período menos custa... e como custa! Recordar... pensar que podemos mudar, que as coisas até podiam ser diferentes! Enfim...
Bjinho

Daniela disse...

eu sou daquelas pessoas que carrega mil vezes no butão do elevador mesmo sabendo que ele nao vem mais depressa por isso. e sou assim pra mtas mais csas tb. e continuo a achar que insistir compensa jeco..mas isso é a minha opinião..=)