sábado, maio 24, 2008

YOU ONLY LIVE ONCE





Só vivemos uma vez. Não ressuscitamos, por muito que a redenção e essa mesma possibilidade de regresso nos vá sendo, diariamente, incutida pela doutrina católica. Estamos neste mundo apenas para viver tudo de uma vez, sem um leitor de DVD que nos possibilite fazer uso do stop, rewind, ou do fastforward. Só podemos fazer rec. Para mais tarde recordar. Fora isso, estamos em play permanente.


Viver um dia de cada vez é uma filosofia que me cai no goto. Não só por ser simples, mas também porque é a única que não nos obriga a planificar o futuro a médio prazo. Contudo, não consigo abarcar essa filosofia, de vez, e nem ninguém o consegue.


Responsabilizamo-nos cada vez mais, à medida que os anos vão pesando sobre a nossa cabeça. Ainda ontem estávamos em casa, a brincar com jogos de computador que nos enchiam os dias e nos alegravam 24 sobre 24 horas.


Hoje, entrámos já no mundo dos mais crescidos, onde tudo tem RESPONSABILIDADE rotulado como default.


Não podemos viver um dia de cada vez se queremos vingar no mundo real (percebeste, Platão?!). Não existe o mundo imaginário - só em sonhos... - e, na realidade, há que dar corda aos sapatos e fazer pela vida.


Sim, não podemos viver um dia de cada vez, mas podemos (isso sim!) aproveitar o momento. «Carpe Diem». Sabe tão bem, nos dias que correm... Aproveitar o momento, aquele instante em que nos anichamos no sofá e descansamos nem que seja por uns efémeros 10 minutos. Aproveitar o momento, aquele em que nos sentamos com os amigos e tomamos café, mesmo que seja num breve minuto transitório entre uma aula. Aproveitar o momento, aquela hora, só reservada para nós, em que pensamos e matutamos sobre o passado, presente e futuro. Aproveitar o momento, aquele micro-segundo que tão bem fica, e em que estamos com a pessoa que amamos.


Só vivemos uma vez. «Aproveitar» invadiu-me nesta noite híbrida de Sábado.

1 comentário:

UnfinishedSong disse...

É verdade... The Strokes ao poder =) Adoro essa música, Zézinho*