terça-feira, outubro 07, 2008

ESCOLHAS, MOTIVAÇÕES, IRONIAS DA REALIDADE


Olho para tudo menos para o ecrã do meu computador. Os blocos de notas à minha esquerda. A garrafa de água à minha direita. A estante dos livros por cima. Evito a todo o custo começar a martelar nas teclas sobre algo que me magoa particularmente porque tenho que chegar ao ponto de dizer coisas que não queria ver na esfera do domínio público.


Não vou ser directo. Deixo-me disso, por breves minutos. E não vou ser directo porque algumas pessoas não o são comigo e, como isto é dirigido a elas, levo à letra a velha máxima do "pagar na mesma moeda".


Não vou ser simpático. Gosto de o ser, a cada dia que passa, porque acho que ninguém deve ter que encarar arrogâncias e futilidades que mais não são do que uma triste caricatura dos que se querem afirmar à força.


Cá vai:


Fala-se muito de escolhas e questiona-se a sua suposta credibilidade. Elas estão em todos nós, enquanto seres que temos que optar constantemente quando se nos depara uma encruzilhada. Seguimos o caminho da esquerda porque achamos que é o melhor para nós. Os outros queriam que seguíssemos o da direita porque era o que lhes convinha. Desculpem-me a sinceridade, mas vão-se lixar! Nós em nós mesmos decidimos o que achamos que pode ser melhor para a nossa vida. Se não compreendem, paciência: lixem-se.


Fala-se muito de motivações. São elas que nos dizem, bem baixinho, que gostamos disto ou daquilo, que assado é-nos mais apetecível do que cozido, etc, etc, etc. Há quem não respeite, imagine-se, quando as motivações dos outros se interpõem nos seus caminhos apenas como um pequeno entrave. Fazem disso uma tempestade num copo de água, deitam a toalha ao chão e direccionam o seu rancor para essas pessoas. No lugar das primeiras, fariam o mesmo, acreditem. E desculpem-me a sinceridade, mas vão-se lixar! As motivações guiam a vida. Se não compreendem, paciência: lixem-se.


Fala-se muito de ironia(s). Palavras mal interpretadas, comentários mesquinhos e desvalorizações estratégicas, de tudo um pouco os outros fazem para nos tentarem atingir mesmo onde nos dói: na dignidade. Desculpem-me a sinceridade, mas vão-se lixar! Ironias da realidade, como eu lhes chamo, percebem-se a milhas. Se não compreendem (ou não percebem), paciência: lixem-se.


Ainda agora desvio olhar da área de edição do
blogger. Ainda agora sinto que deveria ter sido mais directo. Ainda agora sinto que não fui simpático. Talvez devesse olhar com mais convicção para as palavras que acabo de escrever, talvez devesse ter optado por não escrever algo em que não estou a ser fiel à minha própria moral, e talvez devesse ter sido menos duro para não descer ao nível dos outros.


Mas, agora que está escrito, talvez seja de bom grado publicar. Para ver se consigo agitar as águas.


Feito.



3 comentários:

Patricia disse...

Rsrsrsrs fiquei curiosa em conhecer o blog que tem o mesmo nome que o meu.

Vc foi exatamente o que seu coração mandou no texto, disse exatamente o que devia da forma que sentia, então... não precisava mesmo rever o editor do blog e nada, vc escreveu o que deu vontade e não há nada melhor que isso.

Parabéns!!!

José Pedro Pinto disse...

É bom ver que do outro lado do Atlântico há bom gosto na titulação de blogues...

Obrigado minha cara amiga. Uma grande beijoca para o Rio de Janeiro!

Considera-te adicionada à minha lista de blogues!!! :D

Patricia disse...

rsrsrsrs tb é bom saber que do outro lado do Atlântico há bom gosto na titulação de blogues rsrsrsrsrsrsrsr.

Tb já te adcionei aos meus blogs favoritos, e trate de cuidar direitinho de um blog com o nome tão bonito hein!!! rsrs

Bjokas