segunda-feira, novembro 10, 2008

UMA DISCUSSÃO SALUTAR



Por ocasião dos 50 anos de vida do jornal bimensal «Voz de Ermesinde», a sua direcção organizou uma (bela) iniciativa de debate sobre o futuro da imprensa regional no nosso país. Durante todo o dia da última sexta-feira foram muitos os profissionais da comunicação social que se associaram à iniciativa (o que se regista com agrado) e foram muitos os tópicos de discussão lançados para cima da mesa: a entrada na web, os elevados custos do porte pago, a aposta nas escolas e nas fornadas de jovens jornalistas que todos os anos saem das faculdades, o raio de acção destas publicações.


Marquei presença, como prometido, na última sessão do dia e, a meu ver, faltou colocar o dedo na ferida mais dolorosa: as perigosas e promíscuas relações com o poder local. A experiência que tenho da colaboração com um órgão de comunicação social deste cariz diz-me que somente com um progressivo afastamento dos jornais regionais dos "jogos de bastidores" do poder local se poderá levar estes jornais para um patamar superior. De qualidade, credibilidade e fiabilidade. Gostaria de ter colocado a questão ao vasto painel de intervenientes, mas a noite ia já longa e a sessão de Q&A foi esporádica. Fica para mais tarde.



1 comentário:

UnfinishedSong disse...

Pois é... Essa é, de facto, a ferida mais dolorosa. Esse afastamento não parece ser para breve. Ainda há uma independência a conquistar que não é propriamente fácil... :S