quinta-feira, março 15, 2007

OS VERDADEIROS ARTISTAS DA BOLA


Domingo de manhã, frio, vento q.b. e chuva torrencial. Ingredientes mais do que suficientes para justificar mais umas horinhas junto da nossa amada: a cama.




Exactamente ao mesmo tempo, os míudos dos escalões de infantis jogam à bola como se aquele dia não tivesse o significado que o mais comum dos mortais lhe atribui. Levantam-se cedo, preparam-se e ,ansiosamente, vão aguardando os minutos que faltam para o início do jogo. Quando este começa, o seu interesse foca-se única e exclusivamente naquela bolinha que por ali vai saltitando, uma das poucas alegrias que lhe podem dar. Não quer saber do novo PES que sairá na semana seguinte, não pensa sequer no grande jogador que poderá vir a ser, num futuro próximo. Centra-se no que o «mister» lhe diz para fazer e o que é certo é que o faz com toda a alegria...




O problema? Os papás... Personagens caricatas e insensíveis, tomam a sua dose matinal de emoção antes de levar os putos ao campo e o resultado é deveras agonizante: instigam os filhos (e não só...) a insultar colegas de equipa, adversários e até árbitros, ou então partir para a agressão pura e tudo porque os jogadores contra quem estão a jogar são bem melhores... Os miúdos são influenciados pela autoridade paternal ("ou fazes isso ou quando chegares a casa, levas na tromba!") e não têm outra alternativa senão cumprir com o que os papás lhes ordenam. Resultado: expulsão, invasão de campo de um ou outro pai e agressão ao árbitro, porque pura e simplesmente seguiu as regras pelo livro.




É triste, mas felizmente nem sempre é assim. Ainda há pais que sabem que o futebol entre putos é pura diversão e deixam-nos jogar sem qualquer tipo de pressões, chegando a criticar os próprios filhos por atitudes menos próprias. Se defendo o rastreio de pais à entrada destes jogos? SEM DÚVIDA!!!



Os miúdos são os verdadeiros jogadores da bola e é preciso dar-lhes espaço de manobra suficiente para deixarem todo o seu charme em campo. Os artistas de topo já certamente se esqueceram de como era bom empenhar-se a fundo num jogo para que o treinador lhes pagasse um lanchezinho (isto se ganhassem, mas se não ganhassem também!); os putos esfalfam-se só para ir ao McDonald's comer à borla...




Prazeres simples de miúdos que só querem que lhes dêem uma bola e não os chateiem.

Sem comentários: