quinta-feira, março 15, 2007

RENASCENÇA: "SOMEONE STILL LOVES YOU..."


Estávamos em 2005, já a meio de mais uma época futebolística, quando recebi uma notícia que me tocava particularmente e acabou por me deixar um pouco mais vazio por dentro: os relatos dos jogos de futebol ao domingo à tarde iam deixar de ser transmitidos pela Rádio Renascença (RR). Por imperativos de uma suposta "revolução" na programação da Emissora Católica Portuguesa, a Frente Desportiva via cortada uma das âncoras e, no fundo, uma autêntica trademark do seu trabalho.





Custou-me a engolir. Sou um ouvinte assíduo de relatos de futebol e a Renascença, devido à influência que os meus avós exerceram sobre mim, sempre esteve no topo (e ainda está...) da minha lista de preferências.




Quando decidiu tirar os relatos de domingo à tarde da grelha de programação, a direcção da RR não pensou no público fiel que acompanhava essas grandes emissões de rádio a par e passo e, mais importante, acabou por fornecer, numa autêntica bandeja de prata, o "monopólio" dos relatos à Antena 1.





Fui um dos que evitava perder esses domingos à tarde na Renascença: tinham a melhor cobertura, têm os melhores relatores e comentadores (Pedro Sousa no domínio do relato; Bernardino Barros letal nos comentários, só para dar os grandes exemplos...) e, sobretudo, sabiam como coordenar toda essa tarde agitada de futebol. Agora, temos que nos contentar com três edições de BOLA BRANCA (ao menos isso ainda perdura), o que é manifestamente insuficiente.





Para além de não ter levado em conta o público mais idoso (a audiência-tipo destas transmissões), não teve a mínima consideração pelos profissionais que se esforçavam e trabalhavam ao domingo para levar até nós uma emissão que à tantos anos estava no ar, e não pensou que até os jovens gostam de ouvir um bom relato (eu sou um dos exemplos, mas o Nicola perdoar-me-à por referir aqui que também ele é cá dos meus!).





Pois é, RR: foi uma revolução que atingiu os alicerces de toda a tua instituição. VALEU A PENA?

4 comentários:

Anónimo disse...

É verdade... tiraram-nos a frente desportiva ao domingo à tarde... va lá que ainda temos a bola branca... Mas olha que continuo a ouvir o relato enquanto vejo o jogio na tv... eu sei, e tu sabes que é bem mais emocionante..

Um abraço Zé!!

Vânia Monteiro Dias disse...

Acho que devias queixar-te ao professor de rádio :P beijinho

José Pedro Pinto disse...

Ah pois claro que é bem mais emocionante, Nicola, só pra aturar tipos como por exemplo o Vítor Manuel sempre é bem mais porreiro ouvir o BB na RR! Esse ao menos sabe do que fala... Abraço!

José Pedro Pinto disse...

É, Smiling, vou já a correr queixar-me ao chefe de redacção da RR, que por acaso é só nosso professor, da rádio dele! Bem podia dizer adeus à nota... Mas obrigado pelo conselho!!!

Beijinho.