sexta-feira, abril 27, 2007

PORQUE O RAZÃO O FCP É O MELHOR CLUBE PORTUGUÊS...



Todos os dias me deparo com a gloriosa Invicta e todos os dias me cruzo com pessoas que demonstram claramente duas atitudes antagónicas... mas que, combinadas, dão uma pessoa fantástica: humildade e arrogância.


É assim que eu vejo o FC Porto: um clube fundado na base de príncipios humildes e que ainda hoje perduram, mas que foi crescendo e crescendo com o tempo, tendo já atingido a bela marca dos 100 anos de existência... e tornando-se, é claro, arrogante o suficiente.


São estas as duas características que fazem do FC Porto o maior clube desportivo do país. Falando única e exclusivamente de futebol (que novidade!), o FCP adopta uma estratégia deveras ancestral mas que muitos títulos lhe tem trazido: não lhe importa perder um derby com os de Lisboa se conseguir garantir, a posteriori, o título de campeão nacional. É esta a estratégia com que os portistas levam vantagem sobre SL Benfica e Sporting, já que enquanto estes preferem ser somente arrogantes e vencer todos os «clássicos» (pensam que isso lhes dará os campeonatos...), o FC Porto mostra humildade, sabendo que, se não vencer esses jogos grandes, as partidas com os restantes clubes da liga podem resolver o problema. É aqui que entra em cena a arrogância do «dragão»: nos jogos com equipas tradicionalmente mais acessíveis (mas, qui ça, protagonistas dos encontros mais difíceis), entram com tudo e triunfam quase sempre.


Quando SLB e SCP perceberem isto, também não haverá problema. Eles nunca adoptarão essa posição e o FCP sairá sempre por cima.


Pelo menos enquanto PC continuar por cá, esta será a estratégia a adoptar. E depois do adeus?

2 comentários:

UnfinishedSong disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
UnfinishedSong disse...

"não lhe importa perder um derby com os de Lisboa se conseguir garantir, a posteriori, o título de campeão nacional."

nem comento (ups...too late) dps falamos! lol