segunda-feira, julho 16, 2007

ATITUDE HONROSA



O texto é da AFP, publicado na edição de hoje do PÚBLICO:


Indemnização
Arquidiocese de Los Angeles vai pagar 660 milhões de dólares a vítimas de abusos sexuais
15.07.2007 - 23h57 AFP

A arquidiocese de Los Angeles aceitou pagar indemnizações no valor de 660 milhões de dólares (479 milhões de euros) às mais de 500 vítimas de abusos sexuais, uma soma sem precedentes, no âmbito do escândalo de pedofilia que atingiu desde 2002 o clero católico americano.

Nos termos deste acordo, cada uma das vítimas deverá receber mais de um milhão de dólares (725 mil euros).

O arcebispo de Los Angeles, Roger Mahony, apresentou hoje as suas desculpas às vítimas. “Apresento, mais uma vez, as minhas desculpas a todos aqueles que foram vítimas de abusos da parte de padres, religiosos, homens e mulheres”, disse aos jornalistas.

“Isso nunca podia ter acontecido e nunca mais irá acontecer”, acrescentou.

Mahony foi acusado pelas vítimas de ter tentado encobrir os casos de pedofilia.

O acordo entre a Igreja e as partes civis deverá ser concluído num tribunal amanhã de manhã, informou Ray Boucher, principal advogado da parte civil. Um juiz deverá dar luz verde para formalizar este acordo que vai pôr fim às denúncias contra a arquidiocese.

1 comentário:

UnfinishedSong disse...

Pois. Desculpas são fáceis de pedir e dizer que nunca mais voltará a acontecer também. Ainda mais fácil é ser-se hipócrita e fingir ser a nação mais perfeita... Ainda bem que já ninguém com o mínimo de inteligência e sensatez, acredita nisso...