sexta-feira, novembro 02, 2007

JANTAR DE CURSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO: A CRÓNICA





As 21h30m há muito estavam ultrapassadas quando, finalmente, todas as pessoas se sentaram à mesa. A calma de todos quantos haviam pago 7,5 Euros para jantar frango no churrasco com batata frita e arroz apenas era interrompida pelos berros sentidos e emocionados que davam conta dos gloriosos golos do Vit. Setúbal ao S.L. Benfica. A noite ainda era uma criança; a noite ainda estava sóbria. O pior viria depois. Os empregados do restaurante "Lar do Motorista" ganharam coragem para sair para fora do bunker em que se tinha tornado a cozinha e trouxeram AS garrafas. De pronto, os narizes se empinaram, farejaram e provocaram, nos seus donos, água na boca. Eram 2,3,4,5,6,7,8 e quantas mais garrafas da tradicional e tão espirituosa «RECEITA» (vinho+cerveja)! Os vivas e os berros clamando por "mais uma!" ecoaram na sala que se enchia do fumo do tabaco (que mistura explosiva...). Os copos cheios até ao limite e os primeiros brindes, mesmo antes de o tacho vir para a mesa, começavam a embebedar os grandiosos e eloquentes alunos de Ciências da Comunicação!

De seguida, o jantar: que fome, malta, que fome! Parecíamos uns autênticos alarves, uns autênticos javardos, passando uns por cima dos outros em busca de uma asinha de frango, por mais pequena que fosse, uma batatinha frita e o belo grão do arroz. Estávamos na brincadeira, ou não fosse aquela a noite de Halloween. Os empregados enfrentavam a multidão furiosa que ora berrava por comida, ora pedia encarecidamente para que mais uma garrafinha de «receita» fosse trazida para a mesa.

Eu não podia beber - consequências de ter carta de condução - mas lá me obrigaram. Foi na altura dos brindes, e quantos fizemos? Não me perguntem, perdi-lhes a conta. Ao curso, a docentes, a projectos, a alunos, ao sr. Coelho (dos poucos que merece ser recordado!), a tudo e mais alguma coisa. Os grupos de amigos mais chegados gritavam a plenos pulmões o que só eles haviam previamente combinado; malta que não se conhecia passava a conhecer-se, por força de termos que passar uns por cima dos outros para conseguirmos chegar à nossa melhor amiga naquela noite: a casa-de-banho.

O final: inolvidável. Os tais grupos de amigos sempre juntos, os reencontros de malta da mesma turma com aquele abraço e o tradicionalmente dicurso habitual das pessoas embriagadas: "Então, pá? 'Tás grande! Por onde andavas que não te vi toda a noite?". Lá fora, o mesmo cenário: os que diziam que não tinham bebido cambaleavam a valer mas conseguiam reconhecê-lo. Pegar no carro? Claro. Ele já sabe o caminho para casa.

E fui buscar o meu. Comigo, e para entregar em diversos pontos da cidade do Porto e Gaia, levava mais quatro colegas de turma (ou deverei dizer amigos(as)?).

E a noite termina. Tão cedo não a esquecerei. A camaradagem é a melhor coisa que pode haver: dá para rir, para chorar de alegria e para estar sério... mas a rir por dentro.

8 comentários:

Sonia Files disse...

Eu avisei! Agora não queres outra coisa, não é? :-D
Ai estes jovens de hoje em dia, que se sentam nos muros a conversar com os vizinhos dos restaurantes, ou aqueles que dizem que não podem beber mas depois é o que se sabe... E aqueles que param o carro no meio da estrada para responder às necessidades de alguém que depois anda aos trombolhões e só consegue pensar no resto da noite.
São estes jovens. Assim são os jantares universitários!
:-P

José Pedro Pinto disse...

Tentei não particularizar muito os acontecimentos dessa noite, especialmente o que foi dito no carro, mas sabemos ambos quem e o que foi dito e feito nessa noite, né?

Isso fica só para nós, como de resto nos foi pedido por certas e determinadas pessoas...

XD

Diana Vasconcelos disse...

Ui que se passa? falam em codigos é? lol

Rita. disse...

E a nossa turma é a melhor =)

Digam o que disserem, venha quem vier =D!

Ao próximo não falto, sô Zé =D

Beijoca =D*

Anónimo disse...

é so malucos!!!

a começar pelo meu irmao que nao bate bem da tola!!!

lool


beijinho***

Daniela disse...

pronto, já que não me deixast ler quando estavas a escrever tive k vir agr acabar c a curiosidade e comentar jeco!=)

olha, quanto aos brindes:

juizinhu!!!lol


bju*

Mel disse...

Um Brinde à TURMA 3!!!!!!!!!!!!
Grande Jantar.
Pra repetir sem duvida!!!!!

UnfinishedSong disse...

Foi mt bom. Sabe smp a pco. Claro q é pra repetir...:]*