quarta-feira, dezembro 19, 2007

A LEI DO COMENTÁRIO PEJORATIVO


Confesso que sou coscuvilheiro no que a muitos blogues diz respeito. Diariamente, visito todos os espaços que refiro nesta barrinha à direita do vosso écrã de última geração denominada "BLOGOSFERA" e, a cada dia que passa, surpreendo-me com o que vejo.



Todos sabemos quanto a blogosfera pode potenciar rumores, boatos e afins sobre as pessoas que por lá viajam (e não só...). Este vasto mundo quase que destruiu (quase...) a vida do PM Sócrates "beirão" e outras pessoas têm sido alvo das mais rasgadas críticas (negativas) acerca de aspectos pessoais, sobretudo.



No entanto, não é sobre isto que vos quero falar. O que mais me perturba (sim, porque sou uma pessoa profundamente perturbada) é carregar um qualquer blogue e dar de caras com posts de pessoas que não são nenhum exemplo na área em que trabalham mas que, mesmo assim, pretendem dar lições de moral ao mais comum dos mortais. São aquele tipo de pessoas que se bajulam e babam por UM feito que alcançaram e que apareceu mesmo na mais diminuta caixa de texto de um jornal pela polémica que geraram. E, pior do que isto, sabendo que têm os famigerados "rabos de palha", lá continuam a criticar e a insultar outros que têm também um mesmo rabo desse tipo.



Depois, vem a melhor parte: os comentários ao post. Este tipo de hipócritas responde a todos os comentários que veiculem algo de positivo sobre eles; aos comentários pejorativos, aqueles que pôem o dedo na ferida, nem uma palavra é dedicada, quando não é, de imediato, activada a moderação de comentários.



Meus amigos: se não suportam o calor, saiam da cozinha. O mesmo é dizer que: quem tem rabo de palha não deve atiçar lume muito perto dele. Arrisca uma valente queimadela. E acreditem quando digo que a blogosfera pode muito bem amplificar as consequências dessa mesma queimadela...


Sem comentários: