sábado, novembro 29, 2008

sexta-feira, vinte e oito de novembro de dois mil e oito




stress. Há insultos. Há chatices.
Mas há também boa-disposição. Mas há também sorrisos. Mas há também quem pare para tirar fotos com fronhas derreadas de uma semana de trabalho. Isto é Ciências da Comunicação da U. Porto.



quarta-feira, novembro 26, 2008

FESTEJA, JESUALDO!



Portugal coloca, pela primeira vez na história, duas equipas no sorteio dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.


sexta-feira, novembro 21, 2008

quinta-feira, novembro 20, 2008

segunda-feira, novembro 17, 2008

TIRO NO PÉ



Gostaria de ter encarnado a figura do árbitro Pedro Proença, na noite de sábado. Depois do apito final do Sporting 0-1 Leixões, arranjar-me-ia a preceito, entraria na sala de imprensa de Alvalade e, perante um batalhão de jornalistas, diria tão somente:


"Boa noite, meus senhores. Venho aqui apenas para dizer que acho que, após a deplorável exibição do Sporting, esta noite, o Sr. Paulo Bento mete nojo. Mais: acho que temos que começar a criar um mau ambiente para o Sr. Paulo Bento nos estádios, porque nós, árbitros, somos muito coniventes com as atitudes de falta de desportivismo deste treinador. Obrigado pela vossa atenção".


Será que o Sr. Paulo Bento gostaria de semelhante discurso?


quarta-feira, novembro 12, 2008

NOTAS DE RODAPÉ




Enquanto o país pára ao saber a nota de Bruno Paixão no mais recente Sporting-FC Porto.
Enquanto o país pára com os negócios (obscuros) do Ministro da Economia.
Enquanto o país pára com as audiências intermináveis ao Governador do Banco de Portugal.
Enquanto o país pára com a doença de Fernanda Serrano.



O país real volta a emergir sob a forma de estatística. Dá que pensar...




segunda-feira, novembro 10, 2008

UMA DISCUSSÃO SALUTAR



Por ocasião dos 50 anos de vida do jornal bimensal «Voz de Ermesinde», a sua direcção organizou uma (bela) iniciativa de debate sobre o futuro da imprensa regional no nosso país. Durante todo o dia da última sexta-feira foram muitos os profissionais da comunicação social que se associaram à iniciativa (o que se regista com agrado) e foram muitos os tópicos de discussão lançados para cima da mesa: a entrada na web, os elevados custos do porte pago, a aposta nas escolas e nas fornadas de jovens jornalistas que todos os anos saem das faculdades, o raio de acção destas publicações.


Marquei presença, como prometido, na última sessão do dia e, a meu ver, faltou colocar o dedo na ferida mais dolorosa: as perigosas e promíscuas relações com o poder local. A experiência que tenho da colaboração com um órgão de comunicação social deste cariz diz-me que somente com um progressivo afastamento dos jornais regionais dos "jogos de bastidores" do poder local se poderá levar estes jornais para um patamar superior. De qualidade, credibilidade e fiabilidade. Gostaria de ter colocado a questão ao vasto painel de intervenientes, mas a noite ia já longa e a sessão de Q&A foi esporádica. Fica para mais tarde.



quarta-feira, novembro 05, 2008

FEITO



Ladies and gentlemen, I give you the 44th President of the United States of America:


BARACK OBAMA!



terça-feira, novembro 04, 2008

domingo, novembro 02, 2008

FALEMOS DO HALLOWEEN




Cai-me no goto. A sério que sim. Não sei se será pelas minhas posições agnósticas, se pela pura diversão que caracteriza uma noite muito especial que a cada ano invade o último dia do mês de Outubro.


Os putos divertem-se, juntamente com os seus pais e amigos, numa demanda pelo açúcar que lhes ocupa toda a noite. Mas em que ninguém se cansa, porque o passeio é salutar e o convívio de louvar. Pregam-se partidas, é o «trick-or-treat» importado com sucesso da cultura anglo-saxónica (sobretudo dos EUA) e mais uma razão para as pessoas se mascararem e esquecerem alguns dos problemas que as assolam quando a luz ainda irradia.


Não percebo o porquê de tanta crítica ao Halloween, por parte dos nossos amigos cristãos. Incomoda-os tamanha explicitação de divertimento? Interacção social num mundo cada vez mais fechado sobre si mesmo?


Para não pensarem que invento discussões, deixo-vos o texto de Aura Miguel, jornalista da rádio Renascença. Penso que as palavras desta profissional respeitável vos darão muito em que pensar. E, espero, ansioso, que vos faça discutir a questão.


Porque não há razão para arranjar discussões onde não há razão para tal.



FIM-DE-SEMANA


Dia 1 de Novembro:
É esta a líder do PSD que muitos apregoam poder vir a ser a próxima PM?




PSD: Ferreira Leite diz que obras públicas só reduzem desemprego de Cabo Verde ou Ucrânia

in RTP



Dia 2 de Novembro:
Parabéns, Lewis. Merecidíssimo!





Fórmula 1: Hamilton venceu título nas últimas curvas


in PÚBLICO